sábado, 2 de agosto de 2008

Adaptando Mangás

Por: Biel Marcos

É impossível para quem acompanha mangás, não imaginar como seria um filme adaptando para as telonas toda a história mostrada nas páginas das revistinhas japonesas. Quem é fã de Dragon Ball, terá no dia 3 de abril de 2009 a oportunidade de ver nos cinemas Goku e toda sua turma, e dessa vez em carne e osso.
Porém, nem todos estão otimistas com relação ao filme. Há quem diga que ele será uma verdadeira desgraça, e que mangás são impossíveis de serem adaptados ao cinema. Será que isso é verdade? Eu confesso que já cheguei a pensar assim, mas de uns tempos pra cá tenho repensado o assunto e já não vejo mais tantas dificuldades como antes. E já que Dragon Ball saiu na frente e vai ganhar seu longa, vamos falar de outros mangás amados pelo público e que poderiam ir para as telonas.


Cavaleiros do Zodíaco
O topo dessa lista não poderia ser de outro! Os Cavaleiros de Atena foram criados há mais de duas décadas e ainda hoje arrastam uma multidão de fãs, que fazem do mangá e do anime sucesso absoluto. E todo fã dos Cavaleiros (lista na qual eu me incluo) já imaginou alguma vez como seria um filme que adaptasse às telonas as histórias e batalhas de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki. Durante muito tempo eu me perguntei se isso seria possível, afinal não é fácil construir todas aquelas armaduras e exigir que os atores atuem com tanto peso no corpo. Porém, depois de assistir Homem de Ferro, vi que isso não seria problema.


Yu-Yu-Hakusho
Outro grande sucesso entre as crianças e jovens da década de 90, Yu-Yu-Hakusho é mais um mangá e anime que traz uma envolvente história, personagens carismáticos com poderes fantásticos, tramas interessantes, elaboradas e com aventuras empolgantes, sendo uma pena que o anime tenha tido somente 112 episódios, mesmo que eles tenham marcado a infância de tantas pessoas. Seria mais uma ótima opção a ser adaptada aos cinemas, já que material o mangá tem de sobra. Além do mais, que fã não gostaria de ver Yusuke e seus amigos nas telonas? Seria realmente imperdível.


Bleach
Bleach tem uma história singularmente fantástica! Contando com Deuses da morte, espíritos malignos, entidades, batalhas com armas espirituais, e uma super dose de ação, não é difícil entender porque o anime foi considerado o melhor do Japão por três anos consecutivos e levou o título de melhor do mundo em 2006. Agora imaginem o sucesso que uma história dessas faria se caísse nas mãos de um cineasta competente. Está ai mais uma excelente história que poderia ser levada às telonas e que renderia um filme do mais alto nível.


Naruto Shippuden
E como não falar do atual fenômeno mundial no quesito manga e anime? Naruto Uzumaki e os ninjas da aldeia secreta da Folha vêm conquistando cada vez mais fãs, e não é à toa! A história é realmente muito interessante e envolvente, trazendo ainda as tramas pessoais de cada personagem, onde podemos encontrar vingança familiar, abandono, solidão, ciúmes, traumas, tudo de uma forma altamente bem desenvolvida. Sendo assim, por que não transformar mais esse sucesso em filme? Seria mais uma boa opção, e os fãs agradeceriam.

Bom, esses são apenas alguns exemplos de mangás de sucesso, mas opções não faltam. Há muitas outras obras primas japonesas que renderiam ótimos roteiros cinematográficos. Porém, será que aquele show de cabelos coloridos, visuais incrivelmente inusitados, batalhas que ultrapassam o fantástico e uma enorme complexidade podem mesmo ser adaptados fielmente e dignamente em um longa? Para saber, resta apenas esperar a chegada de Dragon Ball às telonas e conferir se ele servirá de incentivo para várias outras adaptações de sucesso, ou se será um total desastre.

Um comentário:

Unknown disse...

É Gabriel realmente seria uma boa mesmo,se esses desenhos japoneses fossem parar nas telonas de cinema.Concerteza seria sucesso,não só esses que vc citou mas como muitos outros que fazem a cabeça de muita gente,tanto de crianças quanto de adultos.É impossível não pensar em algo tão bom e divertido como esses mangás.
Agora é como vc disse,basta esperar para ver se mais diretores irão fazer o que muitas pessoas,torcem para um dia ver,que são esses mangás adaptados para as telas de cinema no mundo todo!É esperar para ver!.