sábado, 19 de julho de 2008

Outro bicho gigante? Ah não!

Por: Biel Marcos
Recentemente chegou às locadoras o polêmico e esperado “Cloverfield”. Fui assistir ao filme bem empolgado, depois de toda campanha viral que ele teve e das boas críticas que recebeu, e não me decepcionei, apesar de não ser um dos meus filmes favoritos. O trabalho de Matt Reeves e J.J. Abrams foi, no mínimo, interessante e inovador. Porém, o longa não é o centro das atenções nessa matéria.
Após o longa do monstro destruidor misterioso, comecei a me lembrar de filmes que tinham como tema monstros ou animais gigantes. Esse é um tema bem difícil de lidar, considerando que são raros os casos em que o resultado é positivo, sendo, na grande maioria das vezes, filmes incrivelmente vergonhosos. E como hoje não estou a fim de fazer elogios, vamos relembrar os grandes lixos produzidos a partir da idéia de um animal gigante.

Python
Quando se trata de cobras gigantes, todos se lembram logo de “Anaconda”, mas este aqui consegue ser ainda pior! A cobra é feita no mais ridículo CGI que eu já vi na minha vida, as vítimas não tem o mínimo realismo (com direito a cabelo de náilon, sangue de catchup, e bonecos de plástico e pano), além de situações absurdas! Como é possível uma cobra de quase 100m de comprimento passear no centro de uma cidade, em plena luz do dia, e não ser vista por ninguém??? Lamentável...
Agora, o mais ridículo de tudo: O filme teve uma continuação! Não sei se tão tosco quanto primeiro, afinal, nem tive coragem de assistir.

Spiders
Tão tosco quando “Python”, porém esse traz aranhas gigantes ao invés de uma cobra. Com um roteiro mais idiota do que se pode imaginar, uma protagonista que passa de jornalista apavorada a heroína guerreira em questão de segundos (chegando ao ponto de saber usar uma bazuca), aranhas incrivelmente mal feitas, e cenas assombrosas (no mal sentido) fazem do longa um ótimo exemplo de filme desprezível.
Mas o insulto se repete: “Spiders” também teve uma continuação, que conseguiu ser ainda pior do que o primeiro. Pra que gastar dinheiro com isso!?

Octopus
Não satisfeitos em levar as telas animais terrestres gigantes, resolveram levar também um animal marinho. Foi aí que surgiu Octopus, que não fez mais do que tirar a desgraça da terra firme e levar para os mares, sendo apenas mais um exemplo de filme ruim, com péssimas atuações, péssimo roteiro, péssimo desfecho e péssimos efeitos especiais. Pode parecer que eu estou sendo implicante, mas tentem comparar os tentáculos de “Octopus” com os excelentes tentáculos do Kraken em “Piratas do Caribe - O baú da morte” e vocês verão que estou certo. E para piorar, ele também teve uma seqüência. É melhor nem comentar...

Ratos – Mutação genética
Talvez o mais ridículo filme desta lista, “Ratos – Mutação genética” ultrapassa todos os limites no quesito idiotice. Tudo no filme é ruim, desde as atuações (aliás, nem sei como alguém assina contrato para filmar uma coisa dessas) até os ratos assassinos que são totalmente falsificados. O rato gigante é, descaradamente, feito de pelúcia(!) e, apesar de gigante, consegue se esconder atrás de um carro! As cenas de morte não passam de rápidos cortes de câmera, é o típico filme que não mostra nada, e pra completar, novamente cadáveres com peruca de náilon e catchup por todo lado. Porém, esse, felizmente, não teve continuação, e pra quem assistiu ao filme, fica evidente o motivo.
Bom, após essa lista de filmes não recomendáveis, ficam as dúvidas: Por que esse tema é tão difícil de ser trabalhado? Será que toda vez que alguém tentar fazer um filme utilizando-se desse tema o resultado vai ser tão ruim? Enfim, pra quem gosta desse tipo de filme, resta apenas esperar até que a idéia chegue às mãos de um diretor competente para que, após tantos fracassos, possamos ver finalmente um bom animal gigante em cena.

Um comentário:

Unknown disse...

É Gabriel,realmente vc tem razão.A Cada ano que se passa vem mais e mais filmes ridiculos envolvendo monstros gigantes,um pior que o outro,concordo plenamente com vc,não dá mais para aguentar!!!!.
São muitos poucos filmes de animais gigantes que são bons,mas a maioria é péssimo.Na minha opinião dos que vc citou,Pyton é mais ridiculo do que qualquer outra coisa,realmente uma perda de dinheiro e tempo.Mas fazer o que né tem caras que adoram fazer essas idiotices.rs!