quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Eu acredito em Heath Ledger

Por: Biel Marcos

Desde o momento em que foi confirmada a seqüência de Batman Begins, muito se especulou sobre quem seria o intérprete perfeito para o vilão do filme: o Coringa. Não levou muito tempo e o ator que daria vida ao rei palhaço do crime foi anunciado causando espanto em muitos dos que acompanhavam desenvolvimento do longa. Heath Ledger seria o responsável por trazer novamente às telas o maior inimigo do Homem Morcego.

Assim como muitos, eu me surpreendi com a escolha. Imaginei que o personagem exigia um ator com um estilo mais ousado e, sinceramente, achei que Ledger não daria conta. Esse foi, sem dúvida, um dos maiores enganos da minha vida. Agora vejo que o personagem não precisava de um ator ousado, e sim de um ator talentoso. E talento Heath Ledger tinha de sobra!
O Coringa é um personagem muito complexo de se interpretar. Ele é sádico, doentio, perverso, um agente do caos completamente sem propósito. Um insano que comete seus crimes unicamente com a intenção de trazer medo, pavor, sofrimento. E mesmo com um personagem tão complexo nas mãos, Ledger conseguiu mostrar em cena todos os adjetivos citados acima, fazendo de sua atuação algo simplesmente perfeito!

E depois de um trabalho fantástico, eis que o destino traz uma tremenda perda aos amantes da sétima arte. No dia 22 de janeiro de 2008, Heath Ledger é encontrado morto em seu apartamento depois de uma overdose acidental de remédios. O cinema lamenta a perda de um dos atores mais talentosos e promissores atualmente. Depois da trágica morte do ator, a expectativa ao redor do filme aumentou ainda mais. Todos queriam ver a última atuação de Ledger, que realmente mostrou a grande competência do astro.

Adaptações de quadrinhos costumam ser ignoradas pelo Oscar®, mas dessa vez, nem a academia pôde virar as costas a esse excelente trabalho. Heath Ledger pode ser indicado ao Oscar 2009 e ser o segundo ator na história do cinema a receber um Oscar® póstumo. Agora tudo o que nos resta é apreciar os trabalhos deixados pelo ator, e torcer para que a estatueta dourada seja entregue em nome desse grande trabalho, pois essa sim seria uma premiação justa.

Nenhum comentário: