sábado, 28 de junho de 2008

A verdade que se esconde sob a imagem

por: Biel Marcos

Hoje, após muito tempo tentando, consegui finalmente assistir O Diabo veste Prada. Ainda um pouco anestesiado após o filme, que é simplesmente ótimo, resolvi dedicar a ele as linhas dessa matéria. O filme mostra a trajetória de Andrea Sachs, uma aspirante a jornalista simples e sem a mínima noção de moda, que consegue um emprego como assistente de Miranda Priestly, chefe da maior revista de moda de toda Nova York, a Runway Magazine.

Mas eu não resolvi escrever essa matéria para falar de moda, da poderosíssima atuação de Meryl Streep, de seus belíssimos figurinos ou da trilha sonora fantástica que o filme possui. Resolvi escrevê-la para falar sobre como as pessoas se escondem por baixo de imagens de perfeição, quando na verdade estão repletas de sofrimento, angústias, tristeza e lágrimas. A primeira vista o filme pode parecer fútil, mas realmente não é. Durante os 109 minutos do longa vemos a inatingível Miranda pisando em todos a sua volta, como se ela fosse superior a tudo, mas no fim descobre-se que ela esconde suas crises conjugais, a decepção de suas filhas com ela, e que apesar de ser invejada por milhões de pessoas ela simplesmente é infeliz. Aliás, ela e todos seus empregados que se escondem no mundo glamoroso da moda, como o estilista Nigel, que sonha com o dia em que se verá livre da perversa, ou a assistente Emily, que coloca os desejos de Miranda em primeiro lugar e se esquece de si mesma, e todos sempre tentando parecer satisfeitos com suas vidas.

O fato, é que nenhum ser humano gosta de parecer fraco, e que fazemos de tudo para não mostrar que estamos mal. Como quando brigamos com um amigo querido e fingimos que não sentimos falta da amizade dele, ou quando se termina um relacionamento e por mais que se esteja sofrendo você quer que as pessoas pensem que você não se abalou, ou quando você fracassa, mas não se expõe para não mostrar às pessoas que você também erra. Mas afinal, de que vale tudo isso? Por que essa necessidade de parecer forte? É mesmo melhor se esconder atrás de beleza, roupas, maquiagem, fama e glamour quando no fundo você sabe que está mal?

A verdade é que não importa o quando você se esconda, isso nunca vai fazer você melhorar. Além disso, ter sentimentos é o detalhe mais fantástico de um ser humano, então nunca devemos tentar abafá-los, não importa qual seja ele. Está triste? Chore. Está feliz? Sorria. Está se sentindo sufocado? Desabafe. Enfim, não perca nunca a capacidade de ser humano!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Biel,

Bom trabalho! Aprofunde nas referências e faça sempre o melhor que você pode!

Unknown disse...

Bom sobre isso que vc
escreveu,gabriel,realmente é
verdade.Muitas vezes as,pessoas
ficam sofrendo caladas e não devem
fazer isso,pois assim a pessoa ao invés de resolver seu problema,acaba por piorando ele,e o certo seria realmente passar por
cima dele e bola pra frente!Resumindo tudo ficou bom esse seu comentario Gabriel.

Unknown disse...

Parabens pelo post,,vc tem futuro garoto,,,boa sorte

Unknown disse...

Bem !! simplesmente surpreendedor esta matéria !! E nada melhor q temas assim para nos fazer refletir a respeito de nossas condutas perante à s pessoas e perante às situações q se apresentam diante de nós !! Valeuu !