domingo, 21 de setembro de 2008

Videogames nas telonas

Por: Biel Marcos

Já há algum tempo, Hollywood tem sofrido de uma lamentável crise de criatividade, e como o cinema é altamente rentável, as produções de novos filmes não podem parar. Diante de uma situação como essa, a salvação cinematográfica é a adaptação de histórias de diversas outras fontes, como, por exemplo, quadrinhos, graphic novels, desenhos animados, livros, séries e videogames. E é justamente sobre os nossos amados jogos que resolvi escrever dessa vez. Atualmente, há vários games que já foram adaptados ao cinema, vários que estão sendo adaptados, e vários que ainda poderão ser. A vontade de comentar cada um deles é grande, mas infelizmente, impossível. Então, vou comentar apenas três games: um já adaptado, um em processo de adaptação e um que ainda pode render um excelente filme. Confiram a lista e dêem suas opiniões.

Já adaptado
Resident Evil

A mais famosa série de survival horror já teve sua chance de brilhar nas telonas, porém, os filmes baseados nesse fenômeno dos consoles não chegam nem mesmo a metade da qualidade dos games. Enquanto os jogos contam com tramas elaboradas, personagens bem construídos, e roteiros incrivelmente bem dirigidos, os filmes dispõem de elencos medianos, uma direção de competência duvidosa, e roteiros muito abaixo do nível que uma adaptação como essa merecia. Como um grande fã dos games, eu ainda espero o dia em que um verdadeiro cineasta levará as telonas uma adaptação de qualidade dessa incrível obra.

Em adaptação
Street Fighter


Tudo bem que Street Fighter também já teve sua passagem pelas telonas, porém, aquele ridículo filme de 1994 não faz jus a esse clássico dos games de luta. Agora, Hollywood decide novamente investir na franquia de jogos da Capcom, dessa vez centrando a história na lutadora Chun-Li e contando com um melhor orçamento, equipe e elenco. Mas, convenhamos, não é difícil fazer alguma coisa melhor do que colocar Jean Claude Van-Damme interpretando Coronel Guile e Raul Julia (que Deus o tenha) interpretando M. Bison. Resta apenas esperar o resultado final e torcer pra que seja bom.

A ser adaptado
Devil may cry

Uma das mais bem sucedidas franquias de jogos do mercado atual, a saga do meio-demônio Dante conquistou uma gigantesca legião de fãs ao redor do mundo. E o sucesso do game é totalmente compreensível, pois ele é simplesmente fantástico! Agora, imaginem que espetáculo seria um filme baseado nessa poderosa história repleta de batalhas e demônios. Alguns boatos a respeito da adaptação do game já estiveram rondando Hollywood, porém, nada de concreto. Enquanto nada se confirma, os fiéis fãs deste jogo alucinante aguardam ansiosamente para ver as aventuras do exterminador de demônios nas telonas.

É claro, que games a serem adaptados ao cinema não faltam, mas isso deve ser feito com o mais absoluto cuidado, para que não se corra o risco de transformar um trabalho fabuloso em um desastre digno de ser jogado no lixo. E quando se trata de destruir games de sucesso, entra em cena um dos diretores mais odiados do cinema: Uwe Boll. Eu poderia gastar linhas e mais linhas criticando o trabalho desse homem, mas isso é conteúdo para outra matéria... Por hora, tudo que podemos fazer é curtir ao máximo os jogos e suas adaptações às telonas, isso é, quando forem de qualidade...

2 comentários:

Unknown disse...

É Gabriel realmente temos que torcer,para aparecer filmes que realmente fazem jus aos jogos de video game!!!!!!!!
Realmente seria ótimo ver uma adaptação de inúmeros jogos para as telonas do Cinema!!
Por Exemplo para mim seria perfeito se fizessem como vc disse uma adaptação para Devil May Cry seria um sucesso concerteza isso é se caísse em mãos copetentes é claro!!
Agora é esperar para ver se realmente farão esses filmes inspirados em Games que fazem a alegria de muita gente pelo Mundo todo!!

Lüiz Þåülø » LP » Løüis disse...

Pô... faltou falar do Dragon Ball...rsrs.. esse parace que vai ser legal!...
Mas de qualquer jeito, as adaptções nem sempre são bem feitas... rendendo um filme pior que outro. Chega a ser desanimador... rsrs...