domingo, 26 de agosto de 2007

Tirando a Poeira


Tem filmes que nunca deixam de ser uma boa pedida, independente de quanto tempo tenha se passado do seu lançamento, se a gente já viu um monte de vezes e até quando a gente nunca viu. Quem deixa a prateleira de lançamentos de lado pode ter de volta bons momentos e também boas surpresas.

Rainha Margot
Com: Isabelle Adjani, Daniel Ateuil, Vincent Perez
De: Patrick Chereau
(confira galeria de fotos)

Um épico fantástico! Rainha Margot foi um dos filmes mais marcantes da década de 90 e mostrou ao mundo como se faz um épico de verdade – passando longe da hipocrisia do cinemão americano.
A trama relata acontecimentos do ano de 1572 na França, envolvendo a disputa de poder entre os nobres católicos e protestantes, que tem como ápice o massacre dos protestantes em Paris, episódio histórico da “Guerra dos Três Henriques, conhecido como a noite de São Bartolomeu. Mas antes disso, vemos o casamento da católica Marguerite (Margot) de Valois com o protestante Henri de Navarre. A união que visava à paz entre os dois grupos acabou servindo de estopim para o massacre.
Margot é uma jovem princesa que leva uma vida dedicada aos prazeres, da lista de seus amantes nem seus irmãos ficam de fora. É quando se vê obrigada a casar, por motivos políticos, com um homem que despreza e, ao mesmo tempo seu mundo parece desabar, quando constata que questões políticas são mais importantes que os sentimentos das pessoas e que não era tão amada assim por sua família. Mas, surpresas não faltam nas nossas vidas, nem na de Margot, que descobre um amigo fiel onde menos esperava e o amor de sua vida bem no meio de um dos episódios mais sangrentos da História.
A beleza da fotografia, a exuberância dos cenários, a narrativa ágil e um dos melhores elencos reunidos em um filme, são elementos importantes que tornam Rainha Margot um filme rápido de se ver e fácil de se gostar.

Ponto Alto: é recompensador ver como os acontecimentos e decepções podem transformar uma jovem frívola em uma mulher, em todos os sentidos da palavra. O filme é um relato, nu e cru, dos acontecimentos ao redor da vida de Margot, a violência é explícita, tornando a experiência de assisti-lo inesquecível e marcante.

Nenhum comentário: